O clima da sua empresa não tem sido o mesmo, não é verdade? E, de uns tempos pra cá, parece que o ambiente ficou um pouco mais triste e isso tem afetado a produtividade dos seus funcionários?

Tenha calma. Isto não atinge sua empresa unicamente e nem é uma exclusividade do seu local de trabalho. Também não é um cenário que poderia ser atribuído a um ou outro fator isolado.

O fato é que todo esse imbróglio político-econômico-jurídico-legislativo levou o nosso país a um cenário catastrófico que nem precisa ser explicado, pois está aí, assim como o sol, para ser sentido na pele diariamente.

Entretanto, a nossa vida cotidiana precisa seguir em frente. E seja em tempos duros como esses em que vivemos, mas também nas fases mais agradáveis, de bonança e de céu de brigadeiro, o tal do “clima da empresa” é um organismo vivo, tal qual uma planta ou como um indivíduo, e precisa ser permanentemente cuidado e cultivado, com carinho e atenção.

É por isso que tem crescido bastante a demanda empresarial por ferramentas, iniciativas e conteúdo, por exemplo em eventos corporativos, que melhorem o bom humor dos colaboradores e consequentemente resultem em um ambiente de trabalho mais leve e agradável.

Mas por que é preciso cuidar do bom humor dos colaboradores?

Acontece que o bom humor deixou de ser apenas visto como o estado de espírito de cada indivíduo. As grandes corporações estão investindo em pesquisa e informação e estão descobrindo que o mau humor dentro das empresas causa prejuízo financeiro real.

Abaixo listamos 6 razões para tornar mais leve o clima da sua empresa:

O bom humor aumenta a motivação e a produtividade

Pessoas trabalham melhor quando se sentem mais leves. Pessoas chateadas ou atormentadas não rendem pois seu raciocínio não desempenha bem. Não é à toa que, por exemplo, quando temos um grave problema, como uma perda na família, as empresas costumam dispensar o colaborador.

O bom humor facilita a comunicação empresarial

Pessoas que trocam sorrisos e bons momentos no trabalho estão automaticamente construindo melhores relações, criando vínculos e fortalecendo laços. E, ainda que colegas de trabalho não tenham que se tornar os BFFs (melhores amigos para sempre), um pouco de simpatia – e empatia – tem alta relevância na solução dos problemas cotidianos da empresa. Isto faz com que os profissionais ajudem-se mutuamente, sem a necessidade de intervenções dos líderes.

Um clima mais leve reduz o turnover (rotatividade de pessoal)

Profissionais trabalhando com um pouco mais de alegria e satisfação, tem menos probabilidade de sair da empresa. A barreira de saída cresce naturalmente e na hora de analisar uma proposta de mercado, não será levado em conta somente o valor tangível dos benefícios, mas também o valor intangível de um bom clima e das boas relações.

Melhor ambiente, melhor contratação

Sim, os profissionais sabem como é o clima dentro das empresas e o mercado conhece tudo o que acontece. As gerações atuais levam isto bastante em conta na hora de escolher uma empresa. E sim, os melhores profissionais irão optar por uma melhor qualidade de vida também no trabalho.

Colaboradores em harmonia, menor o gasto com saúde

Não é meramente um sentimento. Já está mais do que comprovado o benefício do bom humor na saúde, vide tantos exemplos de equipes profissionais de palhaços nos hospitais. Atuar na melhoria do humor reduz gastos com convênios, médicos, remédios e até faltas por motivos de saúde. E não pense somente em problemas emocionais. O bom humor atua no aparelho digestivo, respiratório e muscular!

O bem-estar impulsiona a criatividade

Com um clima mais leve, as pessoas ficam menos tensas e isso gera um ambiente propício à criatividade. Isso possibilita chegar às melhores soluções para os projetos da empresa, e de maneira mais eficiente.

É, definitivamente, bom humor não é somente um sentimento individual aleatório que reside em nossas cabeças. É algo que precisamos cuidar inclusive dentro das empresas, coletivamente.

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